segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vereador é condenado por crime eleitoral

Vereador é condenado por crime eleitoral em Araraquara, SP

Lucas Grecco (PMDB) assinou acordo prometendo cargos comissionados.
Vereador tem até 26 de fevereiro para recorrer da decisão na Justiça.

Do G1 Araraquara e Região
O vereador Lucas Grecco (PMDB) foi condenado a um ano e seis meses de prisão por crime eleitoral praticado em 2007 em Araraquara, no interior de São Paulo. O processo teve início após denúncia anônima feita ao Ministério Público (MP) em março de 2011. Por ser réu primário, a pena foi revertida em um ano de pagamento de cestas básicas.
Na quinta-feira (16), a juíza eleitoral Adriana Albergueti – da 13ª Zona Eleitoral de Araraquara – entendeu como crime, o acordo firmado entre o vereador e outros quatro membros da igreja Assembléia de Deus – Ministério de Belém, também candidatos às eleições de 2008, que garantia cargo comissionado aos demais caso um deles fosse eleito. O documento foi assinado na sala do diretório político do PMDB.
“Sem dúvida é um ato de fidelidade nunca visto antes e que tem grandes possibilidades de surtir efeito positivo para a igreja”, diziam as considerações finais do documento assinado pelos cinco e que ficou em sigilo até a denúncia, em março.
Na ocasião, Grecco afirmou ter assinado o documento sem conhecer seu teor e que concordou com o acordo, achando estar se comprometendo apenas em apoiar o vencedor da prévia ou receber apoio dos derrotados. Em depoimento à Polícia Federal, os outros quatro envolvidos afirmaram saber o real motivo do acordo. Em 20 de maio de 2011, o MP foi comunicado da decisão pelo indiciamento de todos os envolvidos. “Incontroverso o fato de que os cinco formularam acordo para garantia de votos”, dizia o despacho da PF.
A Câmara Municipal chegou a convocar reuniões com a Comissão de Ética. Houve votação para definir a situação do mandato de Lucas Grecco, que acabou permanecendo no cargo por escolha da maioria.

Grecco não está satisfeito com a pena e garante que irá recorrer. “Isso não é justo, eu não fiz nada e vou recorrer", afirma. Advogados do vereador já preparam o recurso, que deve ser entregue à Justiça Eleitoral até 26 de fevereiro, dez dias após a notificação recebida por Grecco
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola Dionísio Nascimento de Oliveira