quarta-feira, 13 de julho de 2011

Empresário de Fortaleza estava no avião que caiu no Recife


André Louis Freitas é filho do presidente da companhia de dirigentes lojistas.
Ele era sócio da empresa Imperjet, que atua no Norte e Nordeste do país.

Nathália Duarte e Glauco AraújoDo G1, em São Paulo
Recife (Foto: Arte/G1)
A Companhia de Dirigentes Lojistas de Fortaleza confirmou que o empresário André Louis Pimenta Freitas, 39 anos, estava entre os passageiros do avião que caiu no Recife na manhã desta quarta-feira (13). Segundo a nota, ele era filho do presidente da entidade, Francisco Freitas Cordeiro.
O acidente aéreo deixou 16 mortos. A lista oficial de passageiros ainda não foi divulgada pela companhia aérea.
De acordo com a nota, ele era sócio-diretor da empresa Imperjet, responsável pela expansão da área de negócios na região Norte e Nordeste do país.
Por conta da morte de Freitas, as diretorias da federação das CDLs do Ceará e da CDL de Fortaleza comunicaram o adiamento da festa em homenagem ao Dia do Comerciante, que aconteceria nesta quinta-feira (14), às 20h, no Theatro José de Alencar, na capital cearense.
Outras vítimasA Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 4ª Região Fiscal informou, em nota, que a delegada Carla Sueli Barbosa Moreira, da delegacia da Receita Federal do Brasil em Mossoró (RN), estava no avião que caiu no Recife.
Entre as vítimas estaria também Antonia Fernanda Jalles, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com Teresa Régia de Medeiros, vice-diretora do Núcleo de Educação Infantil, da UFRN, a professora estava no voo que sofreu o acidente e viajava a serviço. Ela era mestre e doutora em processo de aprendizagem no contexto bilíngue.
Natan Braga, de 39 anos, também estava entre os passageiros. Ele trabalhava na Supergasbras e, segundo sua mulher, viajava a trabalho. "Eu estava dormindo quando soube do acidente e vim direto para cá [o local do acidente]", afirmou Ana Claudia, emocionada, em entrevista ao G1.
O acidente
O avião de pequeno porte foi encontrado por volta das 7h em um terreno baldio próximo à Avenida Boa Viagem. A aeronave é um bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas que partiu por volta das 6h51 do Recife com destino a Mossoró, com escala em Natal, conforme a Força Aérea Brasileira (FAB).
Assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, no Recife. Testemunhas relataram aos investigadores da FAB no local que o avião explodiu.
A empresa Noar informou que o avião estava em operação há um ano. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, os dois aviões bimotores LET-410 foram comprados novos na República Tcheca. A Noar começou suas operações diárias no Nordeste em 14 de junho de 2010.
Segundo a assessoria do Aeroporto Internacional Augusto Severo, localizado em Parnamirim (RN), a 18 quilômetros de Natal, parentes de vítimas começaram a chegar ao aeroporto por volta das 8h e estavam sendo encaminhados ao auditório da Infraero.
Investigação
A Anac informou por volta das 9h30 que estava apurando informações sobre a situação da empresa Noar e da aeronave.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou que enviou uma equipe para iniciar as investigações para fins de prevenção. O laudo sobre as causas da queda ainda não tem prazo para ser concluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola Dionísio Nascimento de Oliveira