Por Ferreira Inácio; O Governo do Estado juntamente com a Assembléia Legislativa, por meio das escolas estaduais de ensino estão atentando para um tema polêmico que permeia nossa sociedade, a violência sexual que atormenta nossos jovens, adolescentes e crianças.
A EEM Cônego Luiz Braga Rocha atua diretamente no combate a violência sexual, através de sua 'Comissão de Maus Tratos Contra a Violência Sexual Entre Adolescentes e Crianças' composta da seguinte maneira: Diretora - Maria do Céo de Freitas Alves; Presidente - Willame Viana da Silva; Representante dos funcionários - Maria Cabral Viana de Queiroz; Representante dos Pais - Francisca Aurinete Viana da Silva; e Representante dos alunos - Georginelly Ferreira Inácio. Criada desde 2010 a comissão está de prontidão, reunindo-se periodicamente, propondo atividades educativas e preventivas. Abaixo maiores esclarecimentos acerca do assunto:
VIOLÊNCIA SEXUAL - Constitui uma violação aos direitos infanto-juvenis, na medida em que abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes, usando de força ou outra forma de coerção, comprometendo severamente o seu desenvolvimento físico, psicológico e social. A violência sexual pode ocorrer de duas formas: abuso sexual e exploração sexual.
- ABUSO SEXUAL - É a utilização do corpo de uma criança ou adolescente para satisfação sexual de um adulto ou adolescente. Exemplo: desnudar, tocar, acariciar as partes íntimas.
- EXPLORAÇÃO SEXUAL - É o uso de crianças e adolescentes em atividades sexuais remuneradas. A exploração sexual ocorre de quatro formas: redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
SINAIS DE ALERTA -Agressividade; isolamento; insônia; medo; tremores noturnos; ganho ou perda de peso; atividades como morder, chutar, gritar e chorar; Auto flagelo.
COMO DENUNCIAR - Conselho Tutelar; Delegacias especializadas ou comuns; Polícia Militar; Polícia Federal; Disque denúncias locais ou o disque federal DISQUE 100!
Nenhum comentário:
Postar um comentário