quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Expedito Parente, inventor do biodiesel, morre aos 70 anos no CE


Engenheiro químico morreu após complicações em uma cirurgia.
Ele foi o responsável pela 1ª patente mundial da produção de biodiesel.

Do G1 CE
Engenheiro químico e professor da UFC foi inventor do biodiesel. (Foto: A.Capibaribe Neto/Agência Diário)Engenheiro químico e professor da
UFC foi inventor do biodiesel. (Foto:
A. Capibaribe Neto/Agência Diário)
O engenheiro químico cearense Expedito Parente, reconhecido como ''pai do biodiesel'', morreu na madrugada desta terça-feira (13) no Hospital São Carlos, em Fortaleza. Segundo a Universidade Federal do Ceará (UFC), onde Parente era professor, ele morreu após complicações em uma cirurgia de diverticulite. A família do engenheiro químico informou que o velório será, a partir das 13h, na Funerária Ethernus e o corpo deverá ser cremado na manhã da quarta-feira (14).
Expedito Parente tinha 70 anos e descobriu o biodiesel a partir do óleo de algodão. Em 1980, registrou a primeira patente mundial do biodiesel, que hoje é de domínio público.  O ''pai do biodiesel'' já recebeu reconhecimento das Organização das Nações Unidas (ONU), do governo norte-americano, de empresas como a Boeing e de agências como a Nasa.

 
Dilma lamenta morte de Expedito Parente
Em nota divulgada nesta terça-feira (13), a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte de Expedito Parente. Dilma lembrou que Expedito é motivo de orgulho para os brasileiros. A presidente ressaltou ainda a importância da descoberta do cientista para a economia mundial e contribuiu para a diminuição da pobreza no campo. “ A dedicação de Expedito ao biodiesel, produzido a partir de matéria-prima desenvolvida por milhares de agricultores familiares, contribuiu para reduzir a pobreza no campo.”, disse a presidente. Confira a íntegra da nota:
Expedito José de Sá Parente, professor e pesquisador cearense, criou o biodiesel, motivo de orgulho para todos nós, brasileiros. Sua descoberta,patenteada no Brasil, teve amplo reconhecimento mundial e importância decisiva para o futuro do país. A dedicação de Expedito ao biodiesel, produzido a partir de matéria-prima desenvolvida por milhares de agricultores familiares, contribuiu para reduzir a pobreza no campo. Além disso, o biodiesel não polui o meio ambiente, representando um enorme avanço em relação a outros combustíveis.
No momento da perda deste grande brasileiro, quero enviar meu abraço solidário a seus parentes, amigos e admiradores
.”
 Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola Dionísio Nascimento de Oliveira