quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Governo do CE lança nova proposta a professores em greve há 49 dias


Sindicato vai se reunir nesta sexta para decidir se aceita proposta do Estado.
Governo se comprometeu a "ajudar" com multa por ilegalidade, diz líder.

Do G1 CE
O Governo do Estado do Ceará apresentou uma nova proposta aos professores da rede estadual de ensino, em greve há 49 dias. Segundo o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Antônio Carlos (PT), o governador Cid Gomes (PSB) cedeu às reivindicações dos professores com a condição de que interrompam a greve imediatamente. O presidente do sindicato dos professores, Anízo Melo, informou que a proposta vai ser levada para discussão em assembleia da categoria nesta sexta-feira (23).
Representantes de ambos os lados se reuniram na manhã desta quinta (22) a portas fechadas no Palácio da  Abolição, sede do Governo do Estado do Ceará. Segundo Antônio Carlos, o governador se comprometeu a cumprir o que diz a Lei do Piso, que prevê que um terço da carga horária seja destinada a planejamento de aula. "Mas isso será escalonado. Isso está acontecendo em todo o Brasil, mas com diminuição gradativa da carga horária em sala de aula", diz o deputado governista.
O governador prometeu ainda, segundo o líder, que fará concurso público para professores em 2012, para compensar a diminuição da carga horária dos 35 mil profesores ativos atualmente. Mas não informou para quantas vagas. "Isso está sendo estudado".

Plano de cargos e carreiras
Antônio Carlos diz que Cid Gomes prometeu não enviar nova tabela de plano de cargos e careiras da categoria, sem que seja negociada com os professores. "Se eles aceitarem, na segunda-feira já sentam a secretária da educação e a comisão do sindicato e do estado para organizar o novo plano de cargos e salários", afirma. A partir de então, segundo o deputado, o grupo tem 30 dias para elaborar o novo plano.
Outro ponto discutido durante a reunião, foi um debate polêmico entre a categoria sobre a avaliação por desempenho, em que o estado concede gratificação aos professores com melhor desempenho. "Eles querem que essa avaliação seja em construção coletiva com a categoria".
Multa
O governador se comprometeu, ainda, segundo Antônio Carlos, a "colaborar" para que a multa seja amenizada com o fim da greve. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) concedeu no dia 26 de agosto uma liminar que determina a suspensão da greve e o retorno das atividades com multa diária de R$ 10.000,00 para o sindicato, caso a decisão não fosse cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola Dionísio Nascimento de Oliveira