quinta-feira, 6 de outubro de 2011

TRE do Ceará agenda eleição em três cidades com prefeitos cassados


Icapuí, Ararendá e Antonina do Norte terão eleições em 13 de novembro
A decisão é da corte de juízes do tribunal.

Do G1 CE
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará agendou nesta quinta-feira (6) eleições suplementares para o 13 de novembro para as cidades de Icapuí, Ararendá e Antonina do Norte, que tiveram prefeitos cassados. A decisão foi da corte de juízes do TRE e deverá ser publicada no Diário da Justiça do TRE nesta sexta-feira.
Icapuí teve prefeito e vice cassados após ação movida contra o prefeito, José Edilson, que contratou 484 servidores públicos temporários, sem concurso público, no primeiro semestre de 2008. O autor da ação alegou que as contratações favoreceram a candidatura à reeleição de Edilson da Silva.
De acordo com informações do Diário Oficial, foi constatada "cooptação de votos em favor do gestor municipal e com gravidade potencial para influenciar no resultado do pleito". O G1entra em contato com o prefeito desde a publicação de sua cassação, mas as ligações não são atendidas.
Os prefeitos e vice-prefeito de Antonina do Norte, Edilson Afonso de Carvalho e Expedito Pacifer Sampaio, tiveram mandados cassados por compra de votos, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral. Os ex-gestores negaram as acusações ao G1 e dizem estar “tranquilos” a respeito das denúncias.
Os juízes do TRE decidiram, por unanimidade, cassar o prefeito de Ararendá em 29 de agosto por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, popularmente conhecida como “compra de voto”. O prefeito de Ararendá, José Adriano Paiva (PSB), recorreu da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) que cassou o seu mandato.
As eleições suplementares nas três cidades ocorrem no domingo, em 13 de novembro, de 8h às 17h. Os eleitores devem levar documento oficial com foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola Dionísio Nascimento de Oliveira