sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Após reunião com governador, professores mantêm greve no Ceará


Cid Gomes decide reverter proposta feita no dia 28 de julho, diz sindicato.
Professores tem 30 dias para acatar nova proposta do governador.

Do G1 CE
Professores da rede estadual de ensino do Ceará decidiram manter a greve após reunião nesta quinta-feira (25) com o governador Cid Gomes e parlamentares. Segundo o Sindicato dos Professores (Apeoc), a audiência terminou às 21h e a comissão de greve rebateu a proposta apresentada no último dia 28 de julho pelo governador Cid Gomes, alegando que ela deixaria de contemplar 80% dos educadores.
Ainda de acordo com representantes da Apeoc, Cid Gomes se prontificou a retirar a proposta feita em 28 de julho e assinar um termo de compromisso junto ao Ministério Público para reiniciar as negociações. A audiência também definiu que a comissão de negociação dos professores seria ampliada em quatro membros e que seria aberta a discussão sobre reserva de um terço da jornada. “O governador disse que não irá enviar proposta para Assembleia Legislativa enquanto não houver consenso”, afirma Reginaldo Pinheiro, representante da Apeoc.
A assessoria da Apeoc informou que o governador deu 30 dias para a comissão de greve analisar as propostas feitas durante a audiência. Segundo Reginaldo Pinheiro, o sindicato deve repassar as informações para a categoria em uma assembleia na próxima segunda-feira (29), quando decide se mantém ou não a greve. O G1 tentou entrar em contato com representantes do Governo do Estado, mas as ligações feitas na noite desta quinta-feira não foram atendidas.
Professores estão em greve há 20 dias
Os professores da rede estadual de ensino estão em greve desde o dia 5 de agosto. O sindicato questiona além do cumprimento da Lei Federal do Piso , o plano de cargos e carreiras dos professores. Os professores alegam que não basta aplicar o piso como vencimento inicial, mas defende que tal aplicação signifique ganho remuneratório para todos os integrantes da carreira, sejam professores de nível médio, graduados e professores pós-graduados.
A proposta anterior repassada para os professores, segundo o governo do estado, elevava em 45% a remuneração do professor em início de carreira com nível superior, em relação ao ano de 2010. Passando a remuneração de R$ 1.461,50 para R$ 2.000,00. Além disso, a proposta permite incremento de até 60% aos professores temporários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola Dionísio Nascimento de Oliveira