segunda-feira, 27 de junho de 2011

Prefeito foragido do interior do Ceará entra com pedido de habeas corpus


Prefeito de Senador Pompeu, Sertão Central, está foragido há uma semana.
Atual gestor ainda não tem conhecimento da situação financeira da cidade.

André TeixeiraDo G1 CE
O advogado Hélio Leitão protocolou o pedido de habeas corpus do cliente Antônio Teixeira (PT), prefeito de Senador Pompeu foragido há mais de uma semana. A informação foi dada pelo prefeito interino do município, Luiz Ibervan Fernandes (PSDB), que assumiu a gestão da cidade na última quinta-feira (23).
"Eles pediram o habeas corpus e devem aparecer esta semana. Foi a única informação que me foi passada. Ainda não tive contato direto com eles (os suspeitos de formação de quadrilha)", disse Ibervan, em entrevista ao G1.
Segundo Ibervan, o prefeito foragido havia decretado feriado municipal para a última sexta-feira (24), por isso ele assume o primeiro dia últil como prefeito somente na segunda-feira (27). O prefeito interino afirma que ainda não teve acesso a extrato bancário para saber da situação financeira do município.
Ibervan adianta, no entanto, que a cidade sofreu um "rombo" que varia de R$ 600 mil a R$ 700 mil, por não ter condições de cumprir o prazo da entrega de um projeto de urbanização que o município deve apresentar até o fim deste mês. Esse valor representa cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2008 de Senador Pompeu. "Estamos estudando recorrer para manter essa verba, mas teria que ir a Fortaleza na segunda-feira e nesse dia é o primeiro dia útil da minha gestão. Não posso estar ausente. Minha situação é esta: se correr o bicho pega; se ficar o bicho come", desabafa o gestor.
A relação com o prefeito foragido, diz Ibervan, era uma "relação política imparcial". "Como presidente da Câmara, eu cobrava, fiscalizava e investigava (o prefeito Antônio Teixeira), mas sempre fui imparcial."
Ibervan também tem dúvidas sobre o fato de que o prefeito e outros 30 suspeitos de comporem uma quadrilha que fraudava licitações fugiram em um ônibus fretado. "É o que corre na boca miúda, mas não tem nenhum confirmação oficial", diz.
Nova equipe
Na segunda-feira (27) Ibervan vai anunciar oficialmente o novo secretariado de Senador Pompeu. Ele adiantou ao G1 os futuros titulares das secretarias de Educação, a vereadora Terezinha Matos; Administração, o também vereador Alexandre Matos; e da Saúde, Márcia Zomin.
Ibervan afirma que chegou à formação da equipe em reunião com vereadores, ex-vereadores, ex-prefeitos e lideranças políticas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola Dionísio Nascimento de Oliveira