quarta-feira, 13 de julho de 2011

Trabalhadores rurais apresentam pauta de reivindicação na AL




Linha


Trabalhadores rurais apresentam pauta de reivindicação na AL

Um grupo de 500 trabalhadores rurais cearenses apresentou a pauta de reivindicação do movimento Grito da Terra Brasil 2011, em audiência pública realizada nesta quarta-feira (13/07), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. O debate foi solicitado pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, deputado Dedé Teixeira (PT).

Segundo Dedé Teixeira, o Grito da Terra é uma das maiores atividades de massa que o movimento sindical de trabalhadores rurais realiza no Brasil desde 1995. “As políticas públicas hoje praticadas pelos poderes públicos para a agricultura familiar são frutos incontestáveis de mobilizações como as do Grito da Terra Brasil”, disse o petista.

O parlamentar destacou ainda o trabalho que o Partido dos Trabalhadores desenvolve em favor das causas dos trabalhadores rurais. “Nenhum outro partido tem tamanha identidade com as lutas dos trabalhadores da agricultura familiar e fez tanto por eles quanto o nosso governo, do PT, está fazendo. As políticas públicas para a agricultura familiar são transversais e com foco na redução da miséria, diminuição das desigualdades sociais e aumento da produtividade”, afirmou.

O presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetrace), Moisés Braz, reconheceu que nos últimos anos houve muito avanço, mas as demandas da agricultura familiar ainda são muitas. Segundo ele, o Grito da Terra Brasil 2011 tem como principal reivindicação a ampliação da reforma agrária e da assistência técnica para os pequenos produtores. “Só tem desenvolvimento na cidade quando a gente tratar o campo de forma diferenciada. E isso, nada mais é que o trabalhador ter terra. A reforma agrária é fundamental”, disse.

Na pauta apresentada, Moisés Braz citou também a melhoria da educação e o combate à violência no campo. “Ainda somos levados a estudar na cidade. Muitas prefeituras preferem contratar ônibus para levar os alunos para as sedes do que levar os professores para o campo”, lamentou.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), secretário Nelson Martins, falou das ações que o Governo do Ceará está desenvolvendo para melhorar a vida no campo. De acordo com ele, o Estado já autorizou a contratação de 341 técnicos agrícolas este ano e mais 340 em 2012. O secretário disse ainda que neste ano serão abertos 63 escritórios da Ematerce nos municípios inseridos no programa federal Territórios da Cidadania.

A construção de 26 mil cisternas de placa e a assinatura de convênio para mais 22 mil, segundo Nelson, é um passo para a universalização desse beneficio no Ceará. A construção de 128 escolas de educação rural e duas escolas agrícolas também se inserem nesse contexto, de acordo com o secretário.
DA/CG

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola Dionísio Nascimento de Oliveira