quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pesquisadores encontram nova espécie de lagarto no Sertão do Ceará


Descoberta mostra biodiversidade desconhecida na região, diz pesquisador.
Dez exemplares foram levados para laboratório da UFCE, em Fortaleza.

Elias BrunoDo G1 CE
Nova espécie de lagarto foi encontrado na Região Jaguaribana, no Ceará (Foto: Daniel Cassiano Lima/ Nurof-UFC)Nova espécie de lagarto foi encontrado na Região Jaguaribana (Foto: Daniel Cassiano Lima/ Nurof-UFCE)
Pesquisadores do Núcleo Regional de Ofiologia da Universidade Federal do Ceará (Nurof-UFC) encontraram uma nova espécie de lagarto no Vale do Jaguaribe, Sertão do Ceará. A descoberta foi documentada em uma revista científica da Nova Zelândia e a nova espécie foi batizada como Tropidurus jaguaribanus.
Segundo o professor de biologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e integrante do Nurof Daniel Cassiano Lima, a descoberta se deu na primeira vez que o grupo de pesquisadores foi à região jaguaribana do Ceará para investigar a fauna e perceberam a diferença entre a nova espécie encontrada para a dos calangos de lajeiro, animais comumente encontrados na região. “Levamos 10 espécies para serem analisadas no laboratório e identificamos diferenças marcantes das outras três nativas do nordeste brasileiro”, explica Daniel.

Biodiversidade desconhecida

A nova espécie de lagarto encontrada no sertão cearense pode mostrar que o clima do sertão cearense possui uma biodiversidade pouco conhecida na pesquisa sobre a fauna do estado. “As pesquisas biológicas no Ceará acontecem mais nas regiões serranas ou litorâneas e o sertão acaba sendo esquecido.” afirma o biólogo Daniel. O professor ainda informou que a maioria das espécies de animais encontradas nessa região são de pesquisas da década de 90. “Ainda há muita espécie a ser descoberta no sertão”, ressalta Daniel.
Os 10 animais da espécie de lagarto Tropidurus jaguaribanus podem ser vistso no observatório do Nurof, no Campus do Pici da UFC, em Fortaleza. O grupo de pesquisas é referência no estudo de répteis e anfíbios e divulga as novidades e os estudos do projeto em seu blog. Para conferir o artigo sobre a nova espécie de lagarto publicado na revista científica neozelandesa Zootaxa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola Dionísio Nascimento de Oliveira