terça-feira, 12 de julho de 2011

Servidores do Detran no Ceará declaram greve nesta terça-feira (12)


Sindetran reinvidica a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras.
Servidores realizam manifestação na manhã desta quarta-feira (13).

Elias Bruno e André TeixeiraDo G1 CE
Sindetran-CE entra em greve (Foto: Sindetran/ Divulgação)30% dos servidores do Detran devemtrabalhar nesta
quarta-feira (13) (Foto: Sindetran/ Divulgação)
Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) decretaram oficialmente greve no início da noite desta terça-feira (12). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-CE), os servidores reivindicam a restruturação do Plano de Cargos e Carreiras que teria sido autorizada pelo governador do estado, Cid Gomes (PSB), durante reunião ocorrida em 11 de janeiro, com previsão de conclusão dos estudos para maio deste ano.
Os servidores pedem a contratação de profissionais para todos os cargos do órgão que há 32 anos não realiza concurso público. A categoria propõe também a criação do Grupo Ocupacional Atividades de Gestão, Educação e Fiscalização de Trânsito e Transporte (GEFTT) e de um grupo de treinamento para aperfeiçoamento profissional, além de aumento salarial.
A proposta apresentada pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag-CE) e pelo Detran inclui a realização de concursos públicos somente para a área técnica e não altera o atual quadro salarial. Sobre a criação de grupos ocupacionais de apoio aos servidores, a Seplag e o Detran propõem a manutenção das instâncias já existentes.
Segundo a assessoria do Sindetran, o órgão deve operar com 30% do efetivo de servidores a partir das 8h desta quarta-feira (13). Ainda segundo os assessores do sindicato, a categoria realiza uma manifestação na manhã desta quarta no entorno da sede do Detran para mobilizar os funcionários e deve se reunir durante o dia para decidir os próximos passos da greve.
Asssembleia decidiu pela paralisação
A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria, que contou com a participação de 80 funcionários, dos quais 55 votaram pela greve. Segundo a assessoria do Detran-CE, o número de servidores que compareceu à assembleia e que votou a favor da greve, 55 votantes, é pequeno se comparado ao quadro de funcionários total do Detran-CE, que conta atualmente com mais de 600 servidores. Para que a greve seja legal, é necessário que pelo menos 30% da categoria mantenha as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola Dionísio Nascimento de Oliveira