domingo, 17 de julho de 2011

Exame de Ordem da OAB teve prova mais justa, dizem professores


Prova da OAB foi aplicada neste domingo para 121 mil inscritos no país.
Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva ocorre nesta terça (19).

Do G1, em São Paulo
A prova da primeira fase do primeiro Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de 2011 foi considerada tecnicamente melhor e mais justa do que as anteriores por professores de cursinhos preparatórios ouvidos pelo G1. A prova foi aplicada neste domingo (17).
"A impressão dos alunos é que a prova não foi fácil, mas também não teve pegadinha. Foi tecnicamente mais justa. Quem estudou um pouquinho, passou", afirma Luiz Flávio Gomes, jurista e fundador da rede de ensino LFG. "Desta vez parece que foi tecnicamente melhor do que as anteriores", afirmou.
Em todo o país, foram 121.309 candidatos inscritos. São Paulo é o estado com maior número: 27.630. Em seguida, aparecem Minas Gerais (13.318) e Rio de Janeiro (11.066). A prova é realizada pela Fundação Getulio Vargas.
Antonio Carlos Marcato, professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do curso Marcato, elogiou a redução do número de questões (de 100 para 80) e afirmou que o conteúdo foi bem distribuído.
"Tornou-se mais fácil a resolução em razão do tempo. Além disso, a prova foi bem equilibrada e muito bem distribuída, justa, não envolveu pegadinhas. E a disciplina que mais questões envolveu foi de ética profissional, o que é um bom sinal para a profissão", afirmou.

"Comparando com a anterior, essa está muito superior. Quem estava preparado tem grandes chances de passar, porque a reprovação no anterior foi brutal", complementou.
A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva ocorre nesta terça-feira (19). O resultado preliminar da primeira fase será divulgado em 25 de julho. É preciso acertar 50% da prova para ir à segunda fase.
Nesta etapa do exame, os estudantes tiveram de responder a 80 questões de múltipla escolha. 
Segunda fase
A segunda fase, em que há uma prova prático-profissional, acontece em 21 de agosto, das 14h às 19h. Nesta prova, os candidatos terão de redigir uma peça profissional e responder quatro questões.
O último exame da OAB, realizado em dezembro de 2010, reprovou 88,275% dos 106.891 bacharéis em direito inscritos. Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados, de acordo com a OAB. O índice de reprovação da edição anterior já havia chegado a quase 90%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola Dionísio Nascimento de Oliveira