terça-feira, 12 de julho de 2011

Secretário marca nova reunião com professores em greve no RJ


Encontro desta terça não teve resultados, diz coordenador do Sepe. 
Grevistas invadiram secretaria e polícia usou spray de pimenta.

Mylène NenoDo G1 RJ
Professores deixam prédio da Secretaria (Foto: Thamine Leta/G1)Professores deixaram prédio da secretaria após invasão e ação da polícia (Foto: Thamine Leta/G1)
Os secretário estaduais de Educação do Rio de Janeiro, Wilson Risolia, e de Planejamento, Sérgio Ruy, anunciaram no fim da tarde desta terça-feira (12) uma nova reunião com representantes dos professores da rede pública na próxima quinta-feira (14). As informações foram divulgadas pela Secretaria de Educação.
Os professores, que estão em greve há 35 dias, estiveram reunidos com os secretários na tarde desta terça, e deixaram a reunião aos gritos de "a greve continua".
"Desde o início da greve, esta é a quarta vez que recebemos o sindicato. Estamos abertos à negociação e ao entendimento", disse Risolia.
A reunião entre o secretário e representantes dos grevistas não chegou a qualquer resultado, segundo o coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), Danilo Serafim.
A categoria pede reajuste emergencial de 26%, incorporação imediata da gratificação do Nova Escola (prevista para terminar somente em 2015), e descongelamento do Plano de Carreira dos funcionários administrativos.
No encontro, o secretário Wilson Risolia lembrou que o governo vem cumprindo os compromissos assumidos com a categoria, inclusive com melhorias salariais, e reafirmou os avanços conquistados até agora.
Spray de pimenta
No início da tarde desta terça,  os professores chegaram a  invadir o prédio da Secretaria estadual de Educação, no Centro do Rio. Policiais do Batalhão de Choque entraram no prédio e jogaram spray de pimenta no grupo. Algumas pessoas ficaram com alergia nos olhos. O secretário Wilson Risolia disse que "o episódio era desnecessário, pois sempre houve diálogo com a categoria."
Em nota, a Secretaria de Educação lamentou o episódio. "A Secretaria de Educação informa que um grupo de professores invadiu o prédio da Secretaria de Educação e quebrou a porta de vidro, forçando a entrada. A Seeduc lamenta a postura dos servidores, e reafirma que está aberta ao diálogo em busca do entendimento pacífico entre as partes".
Aulas repostas
No dia 7 de julho, a Secretaria de Educação informou que os grevistas terão de repor as aulasperdidas durante a paralisação. Dessa forma, segundo o órgão, o governo não vai descontar os dias parados. Em nota oficial, a Secretaria informou que a decisão é da Justiça do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola Dionísio Nascimento de Oliveira